Oldsmobile Silhouette 1991 |
Assim, nosso artigo de hoje trata dessas minivans, carros muito legais e que ainda podem ser encontrados a preços bem atraentes! Ainda mais se você deseja um novo clássico realmente diferente.
Chevrolet Lumina - A primeira?
Em meio a um mercado aquecido graças a abertura das importações após um fechamento de mais de 20 anos, o consumidor brasileiro mal sabia para onde concentrar seu olhar, pois a oferta de carros e outros produtos de qualidade duvidosa era tão imensa que não havia como se manter focado num objetivo único.
O quadro era mais ou menos assim: empresas de pequeno e medio porte e ate mesmo micro empresas fabricavam aqui desde veículos artesanais, ou fora de série, como a famosa Puma, até veículos comuns de linha que eram transformados em modelos exclusivos, como a Souza Ramos e a Brasinca, maiores fabricantes de picapes de grande porte transformadas em cabine dupla ou outros utilitarios com base nas Ford F1000 e Chevrolet linha A/C/D-20, respectivamente. Tudo isso nasceu da necessidade de produtos para um publico mais exigente, que podia pagar e não tinha como importar modelos estrangeiros. A parte toda a história que isso envolve, que estará no meu livro assim que possível, vamos voltar as minivans.
O sucesso absoluto das picapes transformadas começava a ter seu triste fim, assim como toda uma indústria genuinamente brasileira, pois além das novidades importadas que saltavam aos olhos do brasileiro, novos nichos de mercado se formavam.
Quem anteriormente comprava a VW Kombi por pura falta de opção, por exemplo, agora podia escolher outra van como as Kia Besta ou Asia Topic, as primeiras a acabar com o sucesso da Kombi, mas quem queria algo mais confortável, luxuoso e menor ficava sem opção, embora a brasileira Grancar tivesse produzido a ótima Futura, com base mecânica VW e muito bem desenvolvida, praticamente inaugurando o segmento das minivans no Brasil, mas logo em seguida morrendo pela chegada das importadas, como a Lumina APV.
Grancar Futura 1990: pioneira |
Foi a Grancar Futura que inaugurou o segmento das minivans por aqui, mas foi o carro certo no momento errado.
Chevrolet Lumina APV 1990 |
Pontiac Trans Sport 1992 |
Começa a briga -
Com o mercado aberto pela Lumina, logo as japonesas aproveitaram para lançar por aqui suas opções: a Toyota com a Previa, basicamente um Corolla monovolume, e a Honda com a Odyssey, baseada no Civic. Ambas tinham reconhecida qualidade e ofereciam a suposta vantagem de serem mais economicas que a Lumina, pois utilizavam motores de 4 cilindros e litragem pequena, ao menos em comparação com a Chevrolet.
Toyota Previa 1992: grande por fora, pequena por dentro |
Cabe ressaltar que tudo isso aconteceu num período de 4 ou 5 anos, relativamente curto para a vida das minivans no nosso mercado, mas que teve seus fãs e alguns deles até hoje, como os que me sugeriram essa matéria.
Honda Odyssey 1996 |
Se a Odyssey agradou mesmo sendo menor e muito lenta para o porte, a Previa decepcionou. É simples: quem busca esse tipo de carro procura ESPAÇO, exatamente o ponto fraco da Toyota Previa. Não que ela fosse ruim, mas a Lumina, e mesmo a Odyssey ofereciam mais por menos. E é aí que entra mais uma americana, a Chrysler Caravan.
De todos os modelos deste segmento, a Caravan foi a que mais fez sucesso por aqui, ao menos em sua primeira versão no Brasil. E motivos não faltavam: excelente motorização 2.5 V6, cambio automatico na coluna de direção, o maior espaço interno da categoria e o preço, mais interessante que as demais por se tratar de um modelo de maior porte.
Chrysler Caravan 1995: a melhor do segmento, sem a menor dúvida |
Infelizmente o sucesso da Chrysler Caravan não foi duradouro, assim como os das demais minivans, pois nosso mercado já começava a seguir a tendência mundial dos SUV´s. Ainda assim, houve tempo para montadoras com a Renault e a Citroen surgirem com interessantes modelos como a Scenic e a Picasso, respectivamente, esta última que poderia ter tido um sucesso ainda maior se não fosse pelo nome. Lembrando que esses modelos são rotulados mais como monovolumes que minivans e, nesse caso, a Mercedes Benz Classe A talvez seja mais negócio em termos de 'potencial' para virar clássico.
Seja como for, se você pretende comprar uma minivan, as opções estão aí. As francesas acima tem preço bem convidativo e são excelentes opções, se não as melhores. Mas se quer algo genuinamente americano, as Chrysler Caravan e GM Lumina, em suas várias versões, são as mais indicadas, mas a Caravan tem maior facilidade de manutenção pelos nossos amigos ''mecânicos''. Mas aconselho a procurar um MECÂNICO de verdade, não daqueles que só sabem mexer em carro 1.0 e acham que carro bom é só Civic e Corolla...
Por já ter experimentado as japonesas, meu voto vai para a Odyssey, mas a Previa é interessante também, em especial se você só quer uma dessas por serem ''diferentonas''. Cabe ressaltar que houve outros modelos como a Mitsubishi Expo, a Mazda MPV, a Nissan Quest, e até as coreanas Kia Carnival e Carens, dentre outras, mas sem tanta expressão.
Em termos de valores, para qualquer uma das opções sugiro que procure algo entre 15 e 25 mil, pois abaixo disso dificilmente se acham unidades confiáveis e em estado realmente impecável, mas qualquer uma delas ainda é facil de achar. Já a Grancar Futura apresenta valores bem mais baixos, mas dificilmente se acha uma em bom estado. Para quem gosta, vale pela história.
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