AVISO AOS MIMIZENTOS: ESTE ARTIGO CONTÉM HUMOR ÁCIDO.
Seguindo os ‘novos
clássicos’ da década de 1990, espero que você já tenha lido sobre as jacas
nacionais e os barquinhos de comida japonesa nas duas primeiras partes dessa nossa
série de matérias. Para efeito de
informação, caso ainda não tenha lido os artigos anteriores, mais uma vez consideramos a faixa de 15 mil reais para carros em
estado impecável. E se você, como eu, quer muito mais que o arroz com
feijão requentado, hoje vamos falar de salsichão, croissants e muito pastel flango
catupily:
Salsicha com farofa
Não, amigos, eu não
esqueci da sua idolatrada VW...
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Passat VR6 1997: bom e barato |
Ta bom, ta bom! Talvez eu tenha esquecido, mas porque, embora a
gama de veículos VW nessa faixa de preço seja até razoável, o fato é: carros impecáveis, com potencial para ser clássicos, dentro do nosso orçamento, com documentação em ordem e ainda raros da VW... Não sobra quase nada!
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Passat GL 1995: confiável como o Santana, e mais barato |
Enfim, para não
passar em branco, a única opção que pode nos interessar é realmente muito boa! O Passat 'alemão'. Tanto a perua
Váriant quanto o sedan, assim como o Golf (1995-98), tem boa aceitação. Mas, se o Golf ainda é o preferido dos 'boy ostentação' da periferia das grandes cidades, ao
menos o Passat já começa a ter status de carro raro, ainda mais nas versões VR6
(1994-1997), e pode ficar mais interessante com o tempo. Valores em torno de 7
a 12 mil para o sedan ou perua 2.0 com cambio manual ou automático (com o ótimo
motor AP do Santana) e entre 12 e 16 mil para qualquer VR6.
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Passat 1999: quase um Audi |
Já a geração pós
1999 sofreu uma queda bem acentuada, mas começa a apresentar boa recuperação, podendo
ser uma ótima aposta. Caso escolha essa opção, câmbio tiptronic ou automático
tem preferência e as versões V6 são as mais caras, seguida pela Turbo 20V. Mas
a ótima 1.8 20V tem preços bastante convidativos.
Por experiência própria, vale muito a pena!
Croissants
Acredite, tem quem prefira croissants a pão com margarina e não são
poucos!
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Clio RT 1.6 1995: Honesto |
Ok, admito que eu mesmo não era fã mas dei meu braço a torcer e
não me arrependo. Se não quer correr riscos, opte por um modelo de entrada, como o honesto Renault Clio (1994-98), na minha opinião, o
melhor dos pequenos franceses: bom espaço interno, motorização 1.6 extremamente econômico e com desempenho razoável e nível de opcionais e acabamento muito bons.
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Megane Sedan 1998: boa valorização |
Completo, o Clio 1.6 pode ser encontrado por menos de 8 mil fácil. Dica: nem pense nesse carro com menos motor, como o 1.0 pois esse pra ser péssimo ainda teria que melhorar muitoooo...
Aqui uma curiosidade surpreendente: os sedan Megane importados (1998-2003) são encontrados
por valores bem interessantes, o que acabou levando o hatch junto. Valores muitas vezes abaixo de 8 mil para o hatch e pouco
acima dos 10 mil para o sedan. Excelente opção! E pelo menos o sedan já mostra uma (bem) tímida valorização.
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Megane 2001: menos valorizado que os anteriores |
Mas os da série nacional (acima de 2010) estranhamente tem despencado de
preços num nível assustador. Em parte pelos próprios donos, num fenômeno
parecido com o que ocorreu até alguns meses atrás com o Fiat Marea, mas para
quem puder pesquisar, vale a pena.
Muitos carros despencam muito de preço para
valorizar meses depois, caso do Ford Taurus e dos Fiat Marea e Tempra, por
exemplo.
Com média de mercado em torno de 25 mil em SP, o sedan e perua Grand Tour foram
encontrados várias vezes por valores abaixo de 18 mil em muitos casos, e até
mesmo por 10 ou 12 mil nos estados do norte e nordeste, e isso por carros em
excelentes condições! Mas se quer mais segurança, definitivamente o sedan
importado, principalmente entre 1998 e 2000, é mesmo a melhor alternativa.
Brioches
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Peugeot 306 1998: hatch de respeito |
Diferente da Renault, que vem ganhando terreno no mercado nacional, a Peugeot tem sido cada vez mais sinônimo de
carros 'delicados' e frágeis. Injusto ou não, verdade seja dita: a marca do leãozinho realmente teve sua
melhor fase na década de 1990, ao menos essa é considerada pelos entusiastas da
marca e especialistas como a era dos últimos Peugeot verdadeiramente ''raiz'',
os melhores carros da marca.
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Peugeot 405 T16 1996: sleeper de fábrica |
Em especial os modelos 306 e 405 são excelentes carros, em sua maioria
completos, e disponíveis em versões sedan ou perua para o 405, e ainda o hatch
para o 306. Nesse último caso, o destaque fica mesmo para as versões esportivas, como a S16, realmente a mais interessante dentro dos
nossos 15 mil. Já para o sedan 405, a melhor versão é sem dúvida a T16,
raríssima mas ainda possível, se procurar bem. As outras versões como a SRi, a mais comum do 405, também tem boa valorização.
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Peugeot 205 GTi: divertido até os 35 anos ou com almofadas fofinhas |
Mas existem alternativas ainda mais baratas! O foguetinho Peugeot 205 1.6 (anterior ao nosso 206), é um pequeno e notável
hatch. Com ênfase no pequeno mesmo, mas pra quem quer esportividade, o carrinho
surpreende e até assusta os mais desavisados.
Divertidíssimo, rápido, super ágil no trânsito pesado e muito bom de curva, mas
totalmente desaconselhável para quem não tolera carro duro, mesmo custando
menos de 5 mil. Uma dica: ande com almofadas bem fofinhas, pois os bancos são
tão macios quanto uma pedra.
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O 406 SVS V6: preço no Brasil muito abaixo do que vale |
Mas, para mim, que aos 40tão valorizo mais o conforto de um bom carro
grande (com mais motor, por favor) os sedan e perua Peugeot 406 são, sem a
menor sombra de dúvida, a melhor escolha entre os franceses.
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406 2.0 16V 2001: Beleza interior |
Com um design quase atemporal, suspensões extremamente bem acertadas,
no limite exato entre conforto e esportividade sem ter que abrir mão de
nenhum, sedan e perua oferecem excelente desempenho, mesmo com motor 4 cilindros, estabilidade
incrível e bom custo de manutenção. Além disso tudo, opções de câmbio manual ou automático e motores 2.0 16V
ou V6 na versão top de linha SVA e na rara SVS.
Além de belíssimo, por menos de 15 mil o 406 apresenta um
nível espetacular de conforto, luxo e acabamento impecável, aliás, ponto alto
do carro e marca registrada dos franceses, tanto da Peugeot quanto da nossa
próxima marca, a Citroen.
Pra quem gosta de Citroen, uma curiosidade: estranhamente o pessoal de
lá nos anos 90 não devia gostar de sedans... Por isso as opções destacadas se
resumem ao Xsara, em versões hatch ou perua.
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Peugeot 106 Quicksilver |
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Renault 19 série 16S |
Não há outros Citroen nessa faixa?
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O raríssimo Renault 21 TXE: luxuoso e rápido, mas n |
Sim, assim como também existem outros Peugeot interessantíssimos, como o 106 Quiksilver, e outros Renault que valeriam muito a pena, como os sedan R19 série 16S, e o (este sim raríssimo) R21 TXE, mas mantendo nosso foco, que são apenas carros
com bom
potencial para se tornarem clássicos, dentro de um
orçamento próximo a 15 mil reais, que ainda estão se firmando como novos clássicos, mas que você consegue achar... as opções mais viáveis são apenas essas mesmo.
Eu explico: o Citroen Xantia, por exemplo, embora custe bem menos que isso, desvalorizou demais e até o momento não
apresentou reação, provavelmente em decorrência do grande número de unidades
paradas devido a problemas com a famigerada suspensão.
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Xsara VTS: respeitado |
Já os XM estão bem acima
desse valor, o que até pode vir a acontecer com o Xantia e Xantia Break, mas a
muito longo prazo. E os demais modelos da marca são praticamente irrelevantes,
mesmo sendo bem interessantes do ponto de vista dos fãs.
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Xsara Break: modelo 2001 não agradou |
Assim, se sua opção for um Xsara hatch, um dos melhores modelos é o esportivo
VTS, muito valorizado e elogiado até mesmo por aqueles que não são lá muito fãs
de carros franceses.
Já se sua escolha requer algo mais comportado, a perua Break, é uma boa
pedida. Para qualquer um dos casos, valores abaixo de 10 mil por carros de
acabamento esmerado e mecânica muito boa, com opção de câmbio automático em
todas as versões, exceto para o VTS. Curiosamente, os primeiros modelos do Xsara são mais procurados. Parece que a
adoção no conjunto ótico maior nos modelos 2001 não agradou muito.
Flango Catupily? Tem Veloster?
Não! Meu Deus, ainda bem que não! Mas caso se interesse por um BOM coreano,
aproveite-se da boa fama criada por Kia e Hyundai, não graças ao Veloster, nos
últimos tempos! As opções são tantas que mal caberiam num único artigo.
Hyundai, Kia, Daewoo, e até os excepcionais Daihatsu... Todas tem modelos
absurdamente baratos, que podem vir a valorizar facilmente, em especial por
serem carros verdadeiramente muito bons, cujos preços ridiculamente baixos no
nosso mercado são uma cruel injustiça, muito abaixo de sua qualidade.
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Applause 1995 |
Já que falei da Daihatsu como ''excepcional'', começamos por
ela.
Reza a lenda que os carros da Daihatsu derivavam de projetos
rejeitados pela diretoria da Toyota e a qualidade dos modelos realmente não
decepciona.
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O surpreendente Daihatsu Applause 1997 |
O destaque fica para o curioso hatch Applause (1993/97).
Embora pareça um
pequeno sedan, o hatch não chama a atenção pelo design, mas impressiona pela
qualidade, conforto, acabamento e ítens de série não vistos mesmo em carros de
maior porte, como os excepcionais freios ABS e discos nas 4 rodas da consagradíssima Nissin (quem conhece ou é fã de Velozes e Furiosos sabe do que que eu estou falando), e uma suspensão incrível com multilink na traseira repleta de recursos, perfeita para uso em competições, caso você seja fã de track days, por exemplo.
Além disso, todo o excelente conjunto mecânico, inclusive o bom motor twincam 1.6 16V, é praticamente o
mesmo do Corolla, e dele vem a maioria das peças mecânicas. Não é a toa que o Applause é um dos favoritos pelo pessoal dos modificados (do tuning sério, não igual ao daqui) no exterior.
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Daewoo Leganza 2002: Preço baixíssimo, mas subindo |
Mas provavelmente as melhores opções coreanas são da Daewoo. Além do
design diferenciado e ótimo nível de acabamento e conforto, peças mecânicas em
sua maioria são compartilhadas com modelos de fabricação nacional, como Corsa,
Omega e Vectra.
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O esmerado interior do Leganza 2004 |
Embora modelos como o pequeno Lanos e o médio Nubira ainda não despertem interesse, o Leganza, um ilustre desconhecido, já aparece com um ligeiro potencial. A seu favor, além da base mecânica do Vectra, bem como do bom motor GM 2.0 16V de 133cv 'disfarçado' pela Daewoo, o sedan ainda oferece um interior muito bem cuidado e bem acima do nível dos carros de mesmo porte. Contra ele, apenas a total falta de informação, já que a Daewoo sumiu do Brasil pouco tempo após o lançamento do Leganza.
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O Espero 1997: na mira do pessoal dos modificados |
Se quer algo mais ''comum'', o Espero (pronuncia-se Éspero, com força no
É) veio aos montes para o Brasil e compartilha a maior parte de sua base
mecânica com Vectra e Monza, oferecendo nivel de conforto, equipamentos e
acabamento em nível similar aos nacionais, muitas vezes até melhor. Ultimamente o
Espero tem sido muito bem aceito pelo pessoal que aprecia carros asiáticos modificados,
portanto a valorização pode surpreender ainda mais, se levarmos em conta que até poucos meses o preço médio de um Espero em perfeito estado era menos de 5 mil reais. Facilmente encontrado agora entre 7 e 10 mil
em estado impecável, inclusive com câmbio automático, o médio é uma excelente
opção.
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Super Salom: estilo americano e acabamento de alto nível |
Mas a Daewoo ainda oferece um sedan realmente diferenciado: o Super
Salon.
Se você é fã de modelos americanos como Buick e Cadillac, vai gostar
dele!
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Super Salon 1995 |
Com componentes mecânicos do nosso Omega, como o motor 2.2, assim como o
irmão mais pobre Prince ACE, o Super Salon tem sido vítima de canibalização de peças para transformação em limusines, por isso já demonstra ótimo potencial, com
algumas poucas unidades íntegras chegando na faixa dos 25-30 mil, porém ainda encontrado
em grande número por menos de 15 mil em excelentes condições,
e subindo de preço.
Já o Prince só tem mesmo o nome de artista. Não valorizou e
dificilmente vai. Fica a dica!
Pastel de
cáne!
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Hyundai Elantra GLS 1995 |
Já na Hyundai, paixão de todo modinha atual, sedans como o Elantra
(1993-1995) e o Sonata (1995-1999) ainda são encontrados facilmente dentro de
nossa faixa e até abaixo dos 12 mil, mesmo com câmbio automático. No caso
do Elantra, a ótima versão GLS com motor 1.6 16V é encontrada com muita
facilidade por preços abaixo dos 10 mil.
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Sonata V6 1996 |
Se conseguir, minha sugestão no caso do Sonata é o ótimo V6, em geral mais caro
que os demais, mas com melhor potencial e ainda dentro de nosso foco de preço. Se
optar pelo modelo mais comum, um bom 2.0 16V dá conta dos quase 1500 kgs do carro
com tranquilidade. A opção de câmbio automático não muda o preço, na faixa
dos 12 mil em estado excepcional.
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O Clarus 1997 |
Para a Kia, minha única sugestão nessa faixa de preço é o Clarus
(1994-1999), pois divide a plataforma com os Sonata de mesmo ano. Mas as
versões anteriores a 1998 são mais bem cotadas. Unidades de alto nível são
encontradas por menos de 12 mil.
Curtiu? Então, curtindo ou não, compartilhe esse artigo, conhecimento
não ocupa espaço e aqui é de graça! Até para os haters...rs
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