segunda-feira, 30 de julho de 2018

Parte 3: Novos clássicos para novos patamares


AVISO AOS MIMIZENTOS: ESTE ARTIGO CONTÉM HUMOR ÁCIDO.



Seguindo os ‘novos clássicos’ da década de 1990, espero que você já tenha lido sobre as jacas nacionais e os barquinhos de comida japonesa nas duas primeiras partes dessa nossa série de matérias. Para efeito de informação,  caso ainda não tenha lido os artigos anteriores, mais uma vez consideramos a faixa de 15 mil reais para carros em estado impecável. E se você, como eu, quer muito mais que o arroz com feijão requentado, hoje vamos falar de salsichão, croissants e muito pastel flango catupily: 

Salsicha com farofa

Não, amigos, eu não esqueci da sua idolatrada VW... 

Passat VR6 1997: bom e barato
Ta bom, ta bom! Talvez eu tenha esquecido, mas porque, embora a gama de veículos VW nessa faixa de preço seja até razoável, o fato é: carros impecáveis, com potencial para ser clássicos, dentro do nosso orçamento, com documentação em ordem e ainda raros da VW... Não sobra quase nada! 
Passat GL 1995: confiável como o Santana, e mais barato
Enfim, para não passar em branco, a única opção que pode nos interessar é realmente muito boa! O Passat 'alemão'. Tanto a perua Váriant quanto o sedan, assim como o Golf (1995-98), tem boa aceitação. Mas, se o Golf ainda é o preferido dos 'boy ostentação' da periferia das grandes cidades, ao menos o Passat já começa a ter status de carro raro, ainda mais nas versões VR6 (1994-1997), e pode ficar mais interessante com o tempo. Valores em torno de 7 a 12 mil para o sedan ou perua 2.0 com cambio manual ou automático (com o ótimo motor AP do Santana) e entre 12 e 16 mil para qualquer VR6.  

Passat 1999: quase um Audi
Já a geração pós 1999 sofreu uma queda bem acentuada, mas começa a apresentar boa recuperação, podendo ser uma ótima aposta. Caso escolha essa opção, câmbio tiptronic ou automático tem preferência e as versões V6 são as mais caras, seguida pela Turbo 20V. Mas a ótima 1.8 20V tem preços bastante convidativos. 

Por experiência própria, vale muito a pena!   

Croissants

Acredite, tem quem prefira croissants a pão com margarina e não são poucos! 

Clio RT 1.6 1995: Honesto
Ok, admito que eu mesmo não era fã mas dei meu braço a torcer e não me arrependo. Se não quer correr riscos, opte por um modelo de entrada, como o honesto Renault Clio (1994-98), na minha opinião, o melhor dos pequenos franceses: bom espaço interno, motorização 1.6 extremamente econômico e com desempenho razoável e nível de opcionais e acabamento muito bons. 

Megane Sedan 1998: boa valorização
Completo, o Clio 1.6 pode ser encontrado por menos de 8 mil fácil. Dica: nem pense nesse carro com menos motor, como o 1.0 pois esse pra ser péssimo ainda teria que melhorar muitoooo...

Aqui uma curiosidade surpreendente: os sedan Megane importados (1998-2003) são encontrados por valores bem interessantes, o que acabou levando o hatch junto. Valores muitas vezes abaixo de 8 mil para o hatch e pouco acima dos 10 mil para o sedan. Excelente opção! E pelo menos o sedan já mostra uma (bem) tímida valorização.  

Megane 2001: menos valorizado que os anteriores
Mas os da série nacional (acima de 2010) estranhamente tem despencado de preços num nível assustador. Em parte pelos próprios donos, num fenômeno parecido com o que ocorreu até alguns meses atrás com o Fiat Marea, mas para quem puder pesquisar, vale a pena. 

Muitos carros despencam muito de preço para valorizar meses depois, caso do Ford Taurus e dos Fiat Marea e Tempra, por exemplo.  

Com média de mercado em torno de 25 mil em SP, o sedan e perua Grand Tour foram encontrados várias vezes por valores abaixo de 18 mil em muitos casos, e até mesmo por 10 ou 12 mil nos estados do norte e nordeste, e isso por carros em excelentes condições! Mas se quer mais segurança, definitivamente o sedan importado, principalmente entre 1998 e 2000, é mesmo a melhor alternativa.

Brioches

Peugeot 306 1998: hatch de respeito
Diferente da Renault, que vem ganhando terreno no mercado nacional, a Peugeot tem sido cada vez mais sinônimo de carros 'delicados' e frágeis. Injusto ou não, verdade seja dita: a marca do leãozinho realmente teve sua melhor fase na década de 1990, ao menos essa é considerada pelos entusiastas da marca e especialistas como a era dos últimos Peugeot verdadeiramente ''raiz'', os melhores carros da marca. 

Peugeot 405 T16 1996: sleeper de fábrica

Em especial os modelos 306 e  405 são excelentes carros, em sua maioria completos, e disponíveis em versões sedan ou perua para o 405, e ainda o hatch para o 306. Nesse último caso, o destaque fica mesmo para as versões esportivas, como a S16, realmente a mais interessante dentro dos nossos 15 mil. Já para o sedan 405, a melhor versão é sem dúvida a T16, raríssima mas ainda possível, se procurar bem. As outras versões como a SRi, a mais comum do 405, também tem boa valorização.

Peugeot 205 GTi: divertido até os 35 anos ou com almofadas fofinhas
Mas existem alternativas ainda mais baratas! O foguetinho Peugeot 205 1.6 (anterior ao nosso 206), é um pequeno e notável hatch. Com ênfase no pequeno mesmo, mas pra quem quer esportividade, o carrinho surpreende e até assusta os mais desavisados. 

Divertidíssimo, rápido, super ágil no trânsito pesado e muito bom de curva, mas totalmente desaconselhável para quem não tolera carro duro, mesmo custando menos de 5 mil. Uma dica: ande com almofadas bem fofinhas, pois os bancos são tão macios quanto uma pedra.

O 406 SVS V6: preço no Brasil muito abaixo do que vale
Mas, para mim, que aos 40tão valorizo mais o conforto de um bom carro grande (com mais motor, por favor) os sedan e perua Peugeot 406 são, sem a menor sombra de dúvida, a melhor escolha entre os franceses. 

406 2.0 16V 2001: Beleza interior
Com um design quase atemporal, suspensões extremamente bem acertadas, no limite exato entre conforto e esportividade sem ter que abrir mão de nenhum, sedan e perua oferecem  excelente desempenho, mesmo com motor 4 cilindros, estabilidade incrível e bom custo de manutenção. Além disso tudo, opções de câmbio manual ou automático e motores 2.0 16V ou V6 na versão top de linha SVA e na rara SVS. 

Além de belíssimo, por menos de 15 mil o 406 apresenta um nível espetacular de conforto, luxo e acabamento impecável, aliás, ponto alto do carro e marca registrada dos franceses, tanto da Peugeot quanto da nossa próxima marca, a Citroen. 

Pra quem gosta de Citroen, uma curiosidade: estranhamente o pessoal de lá nos anos 90 não devia gostar de sedans... Por isso as opções destacadas se resumem ao Xsara, em versões hatch ou perua.  

Peugeot 106 Quicksilver
Renault 19 série 16S
Não há outros Citroen nessa faixa?  
O raríssimo Renault 21 TXE: luxuoso e rápido, mas n
Sim, assim como também existem  outros Peugeot interessantíssimos, como o 106 Quiksilver, e outros Renault que valeriam muito a pena, como os sedan R19 série 16S,  e o (este sim raríssimo) R21 TXE, mas mantendo nosso foco, que são apenas carros com bom potencial para se tornarem clássicos, dentro de um orçamento próximo a 15 mil reais, que ainda estão se firmando como novos clássicos, mas que você consegue achar... as opções mais viáveis são apenas essas mesmo. 
Eu explico: o Citroen Xantia, por exemplo, embora custe bem menos que isso, desvalorizou demais e até o momento não apresentou reação, provavelmente em decorrência do grande número de unidades paradas devido a problemas com a famigerada suspensão. 

Xsara VTS: respeitado
Já os XM estão bem acima desse valor, o que até pode vir a acontecer com o Xantia e Xantia Break, mas a muito longo prazo. E os demais modelos da marca são praticamente irrelevantes, mesmo sendo bem interessantes do ponto de vista dos fãs.

Xsara Break: modelo 2001 não agradou
Assim, se sua opção for um Xsara hatch, um dos melhores modelos é o esportivo VTS, muito valorizado e elogiado até mesmo por aqueles que não são lá muito fãs de carros franceses.  

Já se sua escolha requer algo mais comportado, a perua Break, é uma boa pedida. Para qualquer um dos casos, valores abaixo de 10 mil por carros de acabamento esmerado e mecânica muito boa, com opção de câmbio automático em todas as versões, exceto para o VTS. Curiosamente, os primeiros modelos do Xsara são mais procurados. Parece que a adoção no conjunto ótico maior nos modelos 2001 não agradou muito. 

Flango Catupily? Tem Veloster? 

Não! Meu Deus, ainda bem que não! Mas caso se interesse por um BOM coreano, aproveite-se da boa fama criada por Kia e Hyundai, não graças ao Veloster, nos últimos tempos! As opções são tantas que mal caberiam num único artigo. Hyundai, Kia, Daewoo, e até os excepcionais Daihatsu... Todas tem modelos absurdamente baratos, que podem vir a valorizar facilmente, em especial por serem carros verdadeiramente muito bons, cujos preços ridiculamente baixos no nosso mercado são uma cruel injustiça, muito abaixo de sua qualidade. 

Applause 1995
Já que falei da Daihatsu como ''excepcional'', começamos por ela. 

Reza a lenda que os carros da Daihatsu derivavam de projetos rejeitados pela diretoria da Toyota e a qualidade dos modelos realmente não decepciona. 



O surpreendente Daihatsu Applause 1997
O destaque fica para o curioso hatch Applause (1993/97). 
Embora pareça um pequeno sedan, o hatch não chama a atenção pelo design, mas impressiona pela qualidade, conforto, acabamento e ítens de série não vistos mesmo em carros de maior porte, como os excepcionais freios ABS e discos nas 4 rodas da consagradíssima Nissin (quem conhece ou é fã de Velozes e Furiosos sabe do que que eu estou falando), e uma suspensão incrível com multilink na traseira repleta de recursos, perfeita para uso em competições, caso você seja fã de track days, por exemplo. 

Além disso, todo o excelente conjunto mecânico, inclusive o bom motor twincam 1.6 16V, é praticamente o mesmo do Corolla, e dele vem a maioria das peças mecânicas. Não é a toa que o Applause é um dos favoritos pelo pessoal dos modificados (do tuning sério, não igual ao daqui) no exterior.

Daewoo Leganza 2002: Preço baixíssimo, mas subindo
Mas provavelmente as melhores opções coreanas são da Daewoo. Além do design diferenciado e ótimo nível de acabamento e conforto, peças mecânicas em sua maioria são compartilhadas com modelos de fabricação nacional, como Corsa, Omega e Vectra. 

O esmerado interior do Leganza 2004
Embora modelos como o pequeno Lanos e o médio Nubira ainda não despertem interesse, o Leganza, um ilustre desconhecido, já aparece com um ligeiro potencial. A seu favor, além da base mecânica do Vectra, bem como do bom motor GM 2.0 16V de 133cv 'disfarçado' pela Daewoo, o sedan ainda oferece um interior muito bem cuidado e bem acima do nível dos carros de mesmo porte. Contra ele, apenas a total falta de informação, já que a Daewoo sumiu do Brasil pouco tempo após o lançamento do Leganza.  

O Espero 1997: na mira do pessoal dos modificados
Se quer algo mais ''comum'', o Espero (pronuncia-se Éspero, com força no É) veio aos montes para o Brasil e compartilha a maior parte de sua base mecânica com Vectra e Monza, oferecendo nivel de conforto, equipamentos e acabamento em nível similar aos nacionais, muitas vezes até melhor. Ultimamente o Espero tem sido muito bem aceito pelo pessoal que aprecia carros asiáticos modificados, portanto a valorização pode surpreender ainda mais, se levarmos em conta que até poucos meses o preço médio de um Espero em perfeito estado era menos de 5 mil reais. Facilmente encontrado agora entre 7 e 10 mil em estado impecável, inclusive com câmbio automático, o médio é uma excelente opção. 

Super Salom: estilo americano e acabamento de alto nível
Mas a Daewoo ainda oferece um sedan realmente diferenciado: o Super Salon. 
Se você é fã de modelos americanos como Buick e Cadillac, vai gostar dele! 

Super Salon 1995
Com componentes mecânicos do nosso Omega, como o motor 2.2, assim como o irmão mais pobre Prince ACE, o Super Salon tem sido vítima de canibalização de peças para transformação em limusines, por isso já demonstra ótimo potencial, com algumas poucas unidades íntegras chegando na faixa dos 25-30 mil, porém ainda encontrado em grande número por menos de 15 mil em excelentes condições, e subindo de preço. 

Já o Prince só tem mesmo o nome de artista. Não valorizou e dificilmente vai. Fica a dica!

 Pastel de cáne!

Hyundai Elantra GLS 1995
Já na Hyundai, paixão de todo modinha atual, sedans como o Elantra (1993-1995) e o Sonata (1995-1999) ainda são encontrados facilmente dentro de nossa faixa e até abaixo dos 12 mil, mesmo com câmbio automático. No caso do Elantra, a ótima versão GLS com motor 1.6 16V é encontrada com muita facilidade por preços abaixo dos 10 mil. 

Sonata V6 1996
Se conseguir, minha sugestão no caso do Sonata é o ótimo V6, em geral mais caro que os demais, mas com melhor potencial e ainda dentro de nosso foco de preço. Se optar pelo modelo mais comum, um bom 2.0 16V dá conta dos quase 1500 kgs do carro com tranquilidade. A opção de câmbio automático não muda o preço, na faixa dos 12 mil em estado excepcional. 

O Clarus 1997
Para a Kia, minha única sugestão nessa faixa de preço é o Clarus (1994-1999), pois divide a plataforma com os Sonata de mesmo ano. Mas as versões anteriores a 1998 são mais bem cotadas. Unidades de alto nível são encontradas por menos de 12 mil.

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