Mais de 20 montadoras em atividade no Brasil.
Se isso parecia utópico há alguns anos atrás, hoje esta é uma realidade. Temos montadoras de tudo que é lugar do mundo produzindo ou comercializando seus carros aqui, desde confiáveis japonesas até chinesas, tambem confiáveis, mas ainda vistas com receio pelos consumidores brasileiros.
Tome como exemplo um segmento em crescente demanda nos últimos anos: os SUVs.
Evidente que a força do nome Ford é sinônimo de bons carros. E o EcoSport não foge a regra.
Mas como mencionamos a falta de confiança nos produtos da China, vamos fazer uma breve análise do EcoSport e de um chinês que tem feito alguns consumidores reavaliarem seus conceitos.
Mesmo assim o carro é relativamente ágil na cidade até pelo fato de ser um carro leve em se tratando de SUV.
Nesta versão, só tração simples 4x2, dianteira como no Fiesta já que é basicamente um ''Fiesta chique e alto'' pois é fabricado em cima da mesma plataforma. Mas tem opção de câmbio automático.
Quanto a equipamentos, o EcoSport é bem completo e oferece tudo o que está na moda. Muita eletrônica, multimídia e outras facilidades. O espaço é bastante razoável e o acabamento simples, mas honesto. Poderia ter tecido bem melhor nos bancos, já que a Ford não oferece nenhum outro tipo de revestimento nem como opcional e os bancos são pouco melhores que os do Ka.
Nesse nicho de mercado o queridinho dos brasileiros, em especial do público feminino, tem sido, já há alguns anos, o Ford EcoSport.
Custando quase 59 mil na versão básica de entrada até o final do ano passado, o Ford EcoSport S traz o ótimo motor Sigma 1.6 8V com reais 109cv, apesar de a Ford ter anunciado 145 e depois logo voltado atrás dizendo que foi 'apenas um mal entendido'.
Agora vamos comparar o Ford com um SUV chinês. Mas não apenas por ser chinês, mas porque ele tambem é lider. É o SUV chinês mais vendido no ano passado: O Lifan X60.Segundo dados da Fenabrave, o X60 teve pouco mais de 3.000 emplacamentos em nove meses. Para se ter uma noção, o Chevrolet Tracker, concorrente direto do EcoSport, teve pouco mais de 8 mil emplacamentos no mesmo período. Mas não é um chinês e o alvo deste artigo é o preconceito contra os chineses.
Embora seja maior que o Ford, quase do tamanho de uma Tucson, o X60 custava em 2014 cerca de 54 mil reais, 5 mil a menos que o EcoSport.O que ele oferece? Quanto a motorização, um bom motor VVT 1.8 16V de 128cv. Embora mais potente que o EcoSport o chinês tem quase 200 kgs a mais e ao que parece ninguém informou a Lifan que brasileiro gosta de carro 'esperto' na cidade. Sim, ele é um tanto 'pesado' nas arrancadas, mas muito bom após os 60km/h. Poderia, deveria, ter um câmbio de relações mais curtas. Mas nada que comprometa, Acelera tanto quanto o EcoSport. No quesito equipamentos, o Lifan é equivalente ao Ford. Tem tudo que o outro tem, mas já vem com tração 4x4 permanente e tudo o que um bom SUV de peso e até mesmo de categoria superior deve oferecer, incluso sistemas multimídia e excelente acabamento, com couro em tons de bege bem ao gosto do consumidor de grandes SUV de luxo de maior porte, como os Land Rover.Conclusão: pelo custo x benefício, paga-se a marca. O X60 não dá de 10 a zero no EcoSport, mas é muito melhor pelo que custa. A única ressalva é a falta de concessionários espalhados pelo Brasil, coisa que a Ford tem, afinal são quase 90 anos de Brasil e a Lifan chegou agora.

Evidente que a força do nome Ford é sinônimo de bons carros. E o EcoSport não foge a regra.

![]() |
EcoSport: Pouco mais que um popular. |
Mesmo assim o carro é relativamente ágil na cidade até pelo fato de ser um carro leve em se tratando de SUV.
Nesta versão, só tração simples 4x2, dianteira como no Fiesta já que é basicamente um ''Fiesta chique e alto'' pois é fabricado em cima da mesma plataforma. Mas tem opção de câmbio automático.
Quanto a equipamentos, o EcoSport é bem completo e oferece tudo o que está na moda. Muita eletrônica, multimídia e outras facilidades. O espaço é bastante razoável e o acabamento simples, mas honesto. Poderia ter tecido bem melhor nos bancos, já que a Ford não oferece nenhum outro tipo de revestimento nem como opcional e os bancos são pouco melhores que os do Ka.

![]() |
Lifan X60: Cuidado para parecer mais do que realmente é. |
Nesse nicho de mercado o queridinho dos brasileiros, em especial do público feminino, tem sido, já há alguns anos, o Ford EcoSport.
Custando quase 59 mil na versão básica de entrada até o final do ano passado, o Ford EcoSport S traz o ótimo motor Sigma 1.6 8V com reais 109cv, apesar de a Ford ter anunciado 145 e depois logo voltado atrás dizendo que foi 'apenas um mal entendido'.
Agora vamos comparar o Ford com um SUV chinês. Mas não apenas por ser chinês, mas porque ele tambem é lider. É o SUV chinês mais vendido no ano passado: O Lifan X60.Segundo dados da Fenabrave, o X60 teve pouco mais de 3.000 emplacamentos em nove meses. Para se ter uma noção, o Chevrolet Tracker, concorrente direto do EcoSport, teve pouco mais de 8 mil emplacamentos no mesmo período. Mas não é um chinês e o alvo deste artigo é o preconceito contra os chineses.
Embora seja maior que o Ford, quase do tamanho de uma Tucson, o X60 custava em 2014 cerca de 54 mil reais, 5 mil a menos que o EcoSport.O que ele oferece? Quanto a motorização, um bom motor VVT 1.8 16V de 128cv. Embora mais potente que o EcoSport o chinês tem quase 200 kgs a mais e ao que parece ninguém informou a Lifan que brasileiro gosta de carro 'esperto' na cidade. Sim, ele é um tanto 'pesado' nas arrancadas, mas muito bom após os 60km/h. Poderia, deveria, ter um câmbio de relações mais curtas. Mas nada que comprometa, Acelera tanto quanto o EcoSport. No quesito equipamentos, o Lifan é equivalente ao Ford. Tem tudo que o outro tem, mas já vem com tração 4x4 permanente e tudo o que um bom SUV de peso e até mesmo de categoria superior deve oferecer, incluso sistemas multimídia e excelente acabamento, com couro em tons de bege bem ao gosto do consumidor de grandes SUV de luxo de maior porte, como os Land Rover.Conclusão: pelo custo x benefício, paga-se a marca. O X60 não dá de 10 a zero no EcoSport, mas é muito melhor pelo que custa. A única ressalva é a falta de concessionários espalhados pelo Brasil, coisa que a Ford tem, afinal são quase 90 anos de Brasil e a Lifan chegou agora.
Tem mais? Claro que tem! Corra até um concessionário chinês e confira de perto, depois tire suas conclusões por você mesmo, não por 'formadores de opinião' que destilam veneno em tudo que não conhecem ou tem preguiça de conhecer. Vá conhecer pessoalmente, você vai se surpreender. E se não gostar, bom... pelo valeu pelo passeio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário