quinta-feira, 2 de abril de 2015

VW supostamente cogita 'retorno' do Gol quadrado!

Quase 20 anos após a produção do último exemplar da família BX, a VW parece novamente querer apostar, ao menos até certo ponto, em um de seus maiores sucessos de vendas: o Gol G1, ou simplesmente ''Gol quadrado''. 

Polo carroceria MK2
Gol G1 última fase
Segundo uma fonte (confiável) da própria montadora me revelou, a VW supostamente estaria testando 3 unidades do Gol G1, com sutis mudanças estruturais, mecânicas e de acabamento, como por exemplo o teto aproximadamente  5 cm mais alto na traseira, corrigindo a fama, controversa, de os ocupantes traseiros baterem a cabeça no teto. Assim, o suposto novo quadrado teria um  design semelhante ao Polo MK2, segunda geração do irmão alemão do nosso Golzinho.

Mudanças mecânicas? Para desespero dos APzeiros de plantão... Nada de AP longitudinal.  

Uma das unidades de try out estaria equipada com o já conhecido motor EA-211 do Gol Rallye, de 1600cm³ e teóricos 120 cv´s. Um segundo ''Gol G1'' usaria o motor tres cilindros do Up!, porém com 1300 cc  e potência estimada de 97 cv´s no etanol e 82 a gasolina. Coincidência ou não, o primeiro Gol a sair da linha de montagem da VW em 1980 vinha equipado com um propulsor de mesmos 1300 cc, porém refrigerado a ar e com sofríveis 36 cv´s. 

Um terceiro carro de testes ainda teria como conjunto motriz o mesmo motor 1.0 de Fox e Up! de 3 cilindros porém turbo alimentado, gerando teóricos 126 cv´s acoplado a um câmbio semi-automático de 6 marchas, conjunto este que provavelmente viria a equipar outros modelos da montadora como o próprio Up! e o Fox e mesmo o Gol G5. Conjunto bem interessante!
Motor de 3 cilindros turbo alimentado. Fôlego extra mais que desejado  

Teoricamente, apesar de o consagrado design sofrer algumas modificações, o Gol retornaria as origens. 

Verdade ou não, o fato é que a informação vem num momento em que a VW amarga a perda da liderança de vendas no Brasil para o Palio, sentida já há alguns anos. 
Palio Fire Economy 2015

Suposto 'Gol mil turbo' de testes
Efetivamente o ''Gol Itamar'', como tem sido chamado pelos corredores da montadora, viria brigar com o  Palio Fire Economy, não batendo de frente, mas chegando na voadora com os dois pés no peito, tendo em vista que já chegaria oferecendo, de série, tudo o que a Fiat oferece como opcionais. E custando menos de 25 mil na versão 1.0 de entrada... 

Em síntese, o comprador de Palio Economy seria seduzido por um Gol com aquele jeitão de amigo de infância que passou um tempo longe e voltou melhor: mais bonito, mais bem acabado, com ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, além do Air Bag, e ainda sendo o popular mais barato do país! 

Em tempos de recessão em que a tendência é sempre lembrar dos 'bons e velhos tempos' o novo Gol G1 viria suprir um nicho de mercado abandonado há muito tempo pelas demais montadoras: a dos consumidores que tem dinheiro para comprar um carro novo, popular ou não, mas que o compram só por não ter outra alternativa melhor, sem paixão, sem emoção, não por gostar desta ou daquela marca, mas apenas por ter um carro novo, seja ele um milzinho básico ou uma Pick up enorme. 
A suposta volta daquele que já foi o queridinho dos brasileiros mexeria com o mercado, como aconteceu com o Fusca, em 1994. 
Resta saber se alguém terá peito o suficiente para levar um projeto ousado como esse adiante, se é que ele existe. 

O design é ultrapassado? Sim, mas é um sucesso absoluto também! Existe público? Evidente que sim! Resta saber se não passa da mais uma conversa de ''rádio peão'' ou se é verdade... 
Fica a expectativa.  

Junior

Nota: As fotos me foram passadas pela minha própria fonte da VW e são do Polo MK2, apenas alusivas ao que viria a ser o ''novo Gol G1'', para que tivéssemos como ilustrar o que seria, supostamente, o 'novo' quadrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário